Menu

Encontros na Fronteira #14 Fernanda Martins e Mariana Bernd

Categories

Encontros na Fronteira #14 Fernanda Martins e Mariana Bernd

Visualidades urbanas e as artes gráficas populares: um paralelo Brasil/México.

O projeto “Visualidades Urbanas” foi criado pelas designers gráficas e professoras Mariana Bernd e Fernanda de Oliveira Martins para pesquisar, documentar e discutir as artes gráficas populares produzidas nas regiões metropolitanas da Amazônia nos dias de hoje.

A idéia do projeto surgiu a partir da afinidade de seus trabalhos acadêmicos no que diz respeito a uma abordagem aprofundada sobre a produção cultural visual desenvolvida no Norte do país atualmente, buscando ampliar e fortalecer a discução a cerca desta forma de representação da cultura brasileira atual.

Mariana Bernd saiu de São Paulo onde mora para pesquisar as pinturas populares de paisagem amazônica aplicadas na comunicação visual e na decoração de estabelecimentos comerciais e residenciais na cidade de Manaus, capital do Amazonas. Esta pesquisa resultou em sua dissertação de mestrado “Pinturas de paisagem amazônica e a construção de um imaginário da cultura popular”, defendida na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (Fau/USP) em março de 2011.
A paulistana Fernanda Martins, mora em Belém onde estudou a tipografia popular, e, especialmente, a forma característica como é aplicada nos barcos da região amazônica, entre Manaus e Belém. Esta pesquisa, iniciada em 2004, resultou na monografia de Especialização em Semiótica e Cultura Visual – “Letras que Flutuam – O abridor de letra e a Tipografia Vitoriana” defendida em 2008 no Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

Em fevereiro de 2012, Mariana e Fernanda viajaram ao México por meio do incentivo do edital de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura brasileiro, e, junto com o professor Martin Checa-Artasu (professor, geógrafo e pesquisador de paisagens urbanas), apresentaram suas pesquisas em 4 universidades mexicanas.

As designers apresentarão aqui suas percepções sobre o contraste entre as culturas visuais urbanas mexicanas e brasileiras, as questões levantadas nas apresentações mexicanas e a experiência ali compartilhada.

Encontro na Fronteira #14
Espaço Fronteira
3 de maio
5ªfeira
20:30

confirme sua presença em:
https://www.facebook.com/events/398883273466103/

 

Veja como foi o encontro:

Watch live streaming video from fronteira at livestream.com

 

 

Tags:, , ,
0 Comments Leave a reply

    Leave a comment

    Your comment(click button to send)

    Share

    This is a unique website which will require a more modern browser to work!

    Please upgrade today!